terça-feira, 28 de abril de 2009

Teoria sobre Estrutura de Dados

"Estrutura de dados é o campo da ciência da computação que estuda os diversos mecanismos de organização e manipulação de dados para atender a diversos tipos de demanda. Seus métodos organizacionais estimulam determinada estrutura seguindo uma certa singularidade. As estruturas de dados são chamadas tipos de dados compostos que dividem-se em dois: homogêneos (vetores e matrizes) e heterogêneos (registros). As estruturas homogêneas são conjuntos de dados formados pelo mesmo tipo de dado primitivo. As estruturas heterogêneas são conjuntos de dados formados por tipos de dados primitivos diferentes (campos do registro) em uma mesma estrutura. A escolha da estrutura de dados apropriada pode tornar fácil um problema complexo. Seu estudo revela-se em constante desenvolvimento, embora existam certas estruturas clássicas que se comportam como padrões.

Uma estrutura de dados (ED) é baseada na organização, representação e manipulação das informações contidas geralmente na memória principal / secundária do computador. Essas informações podem ser classificadas em instruções que comandam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como os dados devem ser tratados, os quais correspondem às informações a serem processadas pelo computador [Moraes 2001]. O estudo das estruturas de dados compreende dois objetivos complementares:

TEÓRICO que identifica e desenvolve modelos matemáticos, determinando que classes de problemas possam ser resolvidas, considerando então um Tipo Abstrato de Dados como um recurso a ser empregado durante a resolução de problemas em geral.

PRÁTICO que cria uma representação adequada dos objetos para o desenvolvimento de rotinas capazes de atuar sobre essas representações de acordo com o modelo avaliado, considerando a implementação por meio da abstração de dados como um problema em si, que pode ser resolvido por meio de outros tipos de dados já disponíveis [Pereira 1996].

Pode-se representar uma ED por meio de pilhas, filas, árvores, listas encadeadas, entre outros, a fim de se obter uma resolução para várias classes de problemas devidamente abstraídos do mundo real, como também maior performance na execução de seus algoritmos.

Estas ED armazenam dados e são manipuladas por funções básicas do tipo: O Objetivo deste tutorial é conceituar, dentro do tema Estrutura de dados, o que são Filas e Listas, para que servem, como utilizá-las e otimizá-las em seu programa."

Esse texto faz parte de um tutorial sobre Estrutura de Dados desenvolvido para auxiliar estudantes a entender e desenvolver suas primeiras estruturas. Caso desegem ler o tutorial favor solicitar, informando email, através de comentário neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário