quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O que é e como funciona a TV Digital?


Qualquer pessoa que conheça um pouco os hábitos brasileiros sabe o quanto a televisão é importante para as famílias no Brasil. Tanto que um televisor é considerado pela justiça brasileira como um bem de família, indispensável, comparado à geladeira e ao fogão. Desconsiderando a qualidade dos programas oferecidos, esse é um hábito que já criou raízes na cultura do país. Neste contexto, hoje se vislumbra a possibilidade de, sem fugir desse hábito, selecionar melhor o conteúdo de que se vê. A TV digital já está presente, embora ainda cara, na realidade brasileira. Mas como toda tecnologia, tende à popularização, com a queda dos preços e acesso a maior número de pessoas.

A TV digital consiste em modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com essa tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal).

As principais diferenças, e mais significativas em relação à TV analógica, são:
  • Resolução da imagem - Um monitor analógico de boa qualidade atualmente apresenta entre 525 e 625 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas.
  • Novo formato da imagem - A tela dos monitores digital passará do formato 4:3, típico da TV analógica, para o formato 16:9, mais próximo do formato panorâmico de uma tela de cinema, ou de um campo de futebol.
  • Qualidade do som - A televisão iniciou com som mono (um canal de áudio), evoluiu para o estéreo (dois canais, esquerdo e direito). Com a TV digital, passará para seis canais (padrão utilizado pelos mais sofisticados equipamentos de som e home-theaters).

Mas o recurso mais importante mesmo é a INTERATIVIDADE. Ela poderá ser:
  • Local – Com o conteúdo transmitido para o receptor de uma só vez, e o usuário interagindo livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. Novas informações serão recebidas apenas quando for solicitada uma atualização ou acessada uma nova área do serviço.
  • Com Canal de Retorno Não-Dedicado - A interatividade é estabelecida a partir da troca de informações por uma rede à parte do sistema de televisão, como uma linha telefônica. O recebimento das informações ocorre via ar, mas o retorno à central de transmissão se dá pelo telefone.
  • Com Canal de Retorno Dedicado - Através das redes de banda larga, pode ser desenvolvido um meio específico para operar como canal de retorno. Para isso, o usuário necessitaria de antenas receptoras e também de antenas transmissoras, e de um sistema capaz de transportar o sinal até a central de transmissão.

Quanto a Acessibilidade é relevante:
  • Facilidades para Gravação de Programas - A introdução de sinais codificados de início e fim de programas facilitará o acionamento automático de videocassetes ou gravadores digitais do usuário.
  • Gravadores Digitais Incluídos nos Receptores ou Conversores - Alguns modelos de aparelhos receptores ou mesmo os conversores poderão incorporar gravadores digitais de alto desempenho (semelhantes aos discos rigidos utilizados nos computadores) que poderão armazenar muitas horas de gravação e permitir que o usuário escolha a hora de assistir o programa que desejar.
  • Múltiplas Emissões de Programas - A transmissão de um mesmo programa em horários descontínuos (um filme, por exemplo, iniciando de 15 em 15 minutos) em diversos canais permitirá que o usuário tenha diversas oportunidades para assistir ao programa desejado a um horário escolhido.

Em relação a Recepção é interessante frisar:
  • Otimização da Cobertura - A tecnologia digital possibilita flexibilidade para ajustar os parâmetros de de acordo com as características geográficas locais. Em áreas acidentadas ou com muitos obstáculos (grandes cidades com muitos edifícios, por exemplo) pode ser utilizado o recurso da transmissão hierárquica. Com este recurso, um programa pode ser transmitido (com sinal menos robusto) de modo a ser recebido em locais mais favoráveis, através de antenas externas, por exemplo, enquanto outro programa ou o mesmo programa do mesmo canal é transmitido (com sinal mais robusto) com uma menor resolução de imagem para recepção em todos os pontos da área de prestação do serviço. Isto permite que terminais portáteis ou móveis (instalados em veículos) possam receber sem problemas as transmissões.

HDTV - High Definition Television (HDTV)

Este padrão prioriza a nitidez e qualidade da imagem em detrimento do número máximo de canais a serem transportados em uma mesma freqüência. Atualmente, a resolução HDTV encontra resistência em avançar no mundo, sendo o alto custo da solução um dos principais obstáculos. O HDTV é atualmente utilizado em algumas grandes cidades localizadas em partes dos Estados Unidos, do Japão e de algumas regiões da Europa (para quem dispõe de uma TV com esta tecnologia).

Isso cria campo para uma nova perspectiva: Em vez de selecionarmos nós mesmos os programas que a TV oferece, e interagirmos com eles, podemos deixar que um agente o faça em nosso lugar, sob encomenda, para que possamos ver especificamente o que nos interessa, sem perdermos tempo com a busca, e no horário que nos convém.

É o sistema vídeo sob demanda (VoD – Vídeo-on-Demand), que consiste de um conjunto de equipamentos e de software que permitem ao usuário, por intermédio de uma interface instalada em um aparelho de televisão ou computador pessoal, enviar comandos a um equipamento servidor de vídeo, localizado nas instalações de uma empresa provedora do serviço, para estabelecer a programação que deseja assistir.

Isso fará com que cada telespectador passe a ter a programação que deseja, no horário mais adequado à sua rotina de vida e ainda possa interagir com essa programação da forma que lhe convier.

Autores: Mauricio Lyra e Uedson Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário