domingo, 9 de novembro de 2008

Novas tendências na WEB


Alguns serviços na web já estão tentando aplicar os conceitos da web semântica. Sites de compartilhamento de conteúdo, como Flickr e Del.icio.us, e webmails, como Gmail, permitem que seus usuários atribuam semântica ao seus conteúdos através de uma tag (ou rótulo). O usuário atribui uma ou mais tags ao conteúdo facilitando o seu armazenamento e a sua recuperação , essa estrutura é denominada de Folksonomia.

A palavra Folksonomia é a união das palavras “folk” (povo, gente) e “taxonomia” (classificação, categorização). O termo taxonomia descreve o estudo de classificação das coisas. Este termo é utilizado em diversas áreas do conhecimento, como biologia e antropologia. Os cientistas, por exemplo, classificaram o ser humano, de acordo a algumas identificações, dentro da categoria chamada homo sapiens. O significado de Folksonomia seria “classificação do povo”. Mas não a classificação de pessoas em si, e sim a classificação feita por pessoas.

A idéia, por traz da Folksonomia, é que o usuário classifique melhor seus dados viabilizando uma melhor eficiência no armazenamento e na recuperação desses dados de ante a ação de motores de busca.

Outro serviço web que esta utilizando o conceito de folksonomia é o Google Notas. Nessa ferramenta web o usuário pode armazenar informações de pesquisas feitas na web, como parte de um texto e o link de onde aquele texto foi retirado. Os conteúdos armazenados podem ser arrumados em categorias ou dentro de tópicos definidos pelo usuário, que também podem definir tags para os conteúdos, denominadas na ferramenta como labels. Uma das formas de localização disponibilizada pela ferramenta é uma lista com todas as tags utilizadas pelo usuário, onde o mesmo pode clicar na tag que desejar e terá como retorno todos os conteúdos rotulados com esta tag.

Além dos serviços web o sistema operacional Windows Vista e os aplicativos que compõem o Office 2007, conjuntamente, fornecem uma estrutura baseada em folksonomia como uma das formas de armazenamento e recuperação de dados. Os aplicativos do Office como o Word, por exemplo, permitem que os usuários atribuam uma ou mais tags, chamadas na plataforma de marcas, aos arquivos. A estrutura de recuperação é fornecida pelo sistema operacional Windows Vista, que tem entre suas opções de busca as marcas atribuídas aos arquivos pelos aplicativos do Office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário