terça-feira, 4 de novembro de 2008

O que é a Web Semântica?

O número de pessoas utilizando a web esta aumentando exponencialmente, porém o conteúdo da maioria das páginas continua seguindo o contexto inicial de disponibilizar informação apenas para humanos. Por este motivo a maioria dos motores de busca, nem sempre retornam resultados satisfatórios. Já que não podem entender a informação, esses agentes lógicos fazem a indexação das páginas e seus conteúdos por meio de palavras-chave e a busca não leva em consideração o sentido e sim a sintática das palavras-chave.

Uma busca feita na web como exemplo, onde o usuário está procurando por novos modelos de camisa, mais precisamente mangas de camisa. Utilizando a palavra-chave “manga” na busca, vários sites citando a fruta “manga” foram retornados, e também outros citando as revistas japonesas, os “mangás”. Mesmo os vários sites que citam “mangas de camisa”, não tiveram necessariamente o contexto desejado, que é “novos modelos de manga de camisa”, e ainda assim foram difíceis de serem localizados, no meio das inúmeras paginas web retornadas.

Berners Lee, um dos mentores do conceito Web Semântica, a definiu, em seu artigo The Semantic Web, como a evolução da web 2.0, onde o conteúdo publicado nela tem significado bem definido, permitindo que computadores e seres humanos entendam-no e trabalhem em cooperação.

Esta abordagem seria capaz de solucionar os problemas citados acima, melhorando a eficiência e a eficácia dos motores de busca. Viabilizar a execução de tarefas na web, como agendamentos ou pesquisas, atualmente feita apenas pelos humanos, por intermédio de agentes lógicos também será uma das vantagens proporcionadas pela web semântica.

Para aqueles que queiram saber mais sobre o assunto o artigo publicado por Berners Lee, em 2001, The Semantic Web mostra alguns exemplos de tarefas que poderiam ser executadas por agentes lógicos na web semântica, além de aprofundar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário