sábado, 24 de janeiro de 2009

Tecnologia Informando Pessoas

A comunicação empresarial pode ser descrita de duas maneiras: externa e interna. A externa trata da divulgação da marca, informando a seus clientes em que área atua a empresa, quais os produtos ou serviços a organização esta ofertando, assim como suas vantagens ou promoções. A comunicação interna trata de manter informados os funcionários e colaboradores da empresa da melhor maneira possível, ou desejada. A divulgação de normas de segurança, políticas de qualidades, ou ainda treinamentos para os funcionários, documentos de rotinas ou atividades (que ensina como executar corretamente cada atividade desenvolvida na empresa), são bons exemplos de comunicação interna.

Segundo Lorusso (em 2006) uma das principais dificuldades das empresas é a transmissão do conhecimento adquirido dos funcionários para a execução de suas atividades mais importantes. Muitas empresas adotam a premissa de documentar suas atividades principais para que quando um novo colaborador for executar a tarefa tenha uma espécie de tutorial, onde possa ser auxiliado. Outros tipos de documentos podem ser gerados a fim de armazenar o conhecimento da organização, podendo difundi-lo para outros funcionários que possam vir a desempenhar a mesma função, a conseqüência disso é um grande numero de informações documentadas que precisam ser armazenadas e disponibilizadas para serem acessadas e manipuladas pelos colaboradores.

Os Sistemas de Informação funcionam como um conjunto organizado de tecnologias (hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados), de pessoas, políticas, métodos e procedimentos que permitem coletar, transformar e disseminar as informações dentro da organização, para que ela possa cumprir seus objetivos. Um Sistema de Informação é bastante útil no intuito de armazenar e controlar o acesso a essas informações.

Também pode ser necessária a busca de conhecimento externo, sobre um procedimento ainda não executado ou uma informação sobre uma nova tendência administrativa que a empresa ainda não tenha por completo. A internet, então entra em cena já que tem hoje uma grande quantidade de informação e as organizações podem usá-las como uma fonte externa de conhecimento, o problema é que nem sempre é tarefa simples recuperar essas informações, pois os mecanismos de busca usam um critério de indexação por palavras chaves e não pelo sentido do documento pesquisado, isso retorna uma grande quantidade de dados que nem sempre é o que se procura. Para solucionar esse problema foi idealizada a chamada Web Semântica, definida por Breitman (em 2005) basicamente como a Web onde as maquinas irão entender o conteúdo semântico dos dados, possibilitando aos motores de busca realizar buscas mais assertivas e a criação de agentes lógicos que poderão realizar atividades para os humanos, como pesquisas sobre determinados assuntos, marcação de consultas médicas levando em consideração a agenda do usuário, e outros fatores.

As empresas podem utilizar os recursos da Web Semântica como meio para recuperar informação ou conhecimento do mundo externo alimentando a comunicação interna, armazenando, e difundindo o conhecimento entre os colaboradores.

A Web Semântica é um exemplo, inovador, de como a tecnologia da informação pode ajudar a comunicação empresarial, assim como na difusão do conhecimento. Também existem soluções tecnológicas mais simples para facilitar a comunicação interna das organizações, como sistemas operacionais e transacionais que armazenam dados e os disponibilizam para os demais departamentos da empresa.


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