quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Internet em varias Linguas

De Daniel Torid


O próximo capítulo da world wide web não será apenas escrito em inglês. A Ásia já possui o dobro de usuários de internet da América do Norte, e até 2012 terá o triplo. Atualmente, mais de metade das buscas feitas no Google vem de fora dos Estados Unidos.

A globalização da web inspirou empreendedores como Ram Prakash Hanumanthappa, engenheiro dos arredores de Bangalore, Índia. Ram Prakash aprendeu inglês quando adolescente, mas ainda prefere se comunicar com amigos e familiares em sua língua nativa kannada. Mas usar o kannada na internet envolve mapas de teclado de computador que mesmo Ram Prakash considera difíceis.

Por isso em 2006, ele desenvolveu o Quillpad, um serviço online para digitação em dez línguas sul-asiáticas. Os usuários soletram palavras de línguas locais foneticamente em letras romanas e a ferramenta preditiva do Quillpad as converte para a grafia da língua local. Blogueiros e autores estão entusiasmados com o serviço, que atraiu o interesse da fabricante de celulares Nokia e chamou a atenção do Google Inc., que desde então introduziu sua própria ferramenta de transliteração.

Ram Prakash disse que empresas de tecnologia ocidentais não entenderam bem o cenário lingüístico da Índia, onde o inglês é falado com proficiência por apenas cerca de um décimo da população e até mesmo diversos indianos com nível superior preferem os contornos de suas línguas nativas para a comunicação do dia-a-dia. "Temos que dar a eles a oportunidade de se expressar corretamente, ao invés de agirmos como tolos e forçá-los a usar o inglês," ele disse.

No entanto, faltam conteúdos e aplicativos em línguas diferentes do inglês. Por isso, gigantes americanos da tecnologia estão gastando centenas de milhões de dólares a cada ano para construir e desenvolver websites e serviços em línguas estrangeiras - antes que empresas locais como Quillpad saiam na frente e lucrem.


Veja a notícia na integra em:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3432987-EI4802,00-Futuro+da+internet+se+desenha+em+muitas+linguas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário