domingo, 24 de maio de 2009

Redes Sociais o lado negro da Força.

Em tempos de uma suposta maturidade em relação a redes sociais, empresas se beneficiam da vasta carga de dados que os usuários destas redes expõem em ambientes como do Orkut, Twitter, Linkedin, Facebook e My Space, houve uma mudança de comportamento por empresas e pessoas em relação a este tipo de sites que atualmente são a mais nova arma para quem quer entrar no mercado de trabalho. Muitas oportunidades de emprego estão sendo encontradas através deles.

Esta nova onda vem ganhando cada vez mais adeptos em vários países, em especial nos Estados Unidos, onde, o Twitter acabou de lançar uma ferramenta chamada Twitter Jobs, somente destinada à publicação de vagas de emprego. Mais nem tudo são flores como mostra esse artigo publicado no dia 23 de maio de 2009 pode ser visto em  http://extra.globo.com/economia/materias/2009/05/23/na-busca-por-emprego-orkut-pode-ser-pedra-no-caminho-756002609.asp.

Aqui no Brasil, a moda também já está pegou há muito tempo  diversas empresas utilizar essas redes  para marketing e oferecer serviços,  vagas de trabalho que começou em blogs grades corporações possuem blogs administrados por executivos ou supostos executivos que tem a obrigação de por a cara na rede para contato direto com consumidores e parceiros em potenciais, como por exemplo a Google, Microsoft e agora até a presidência da republica federativa do Brasil segundo SoftwareLivre.org    (http://www.softwarelivre.org/news/13402), enquanto os internautas ficam atentos a novas oportunidades e buscam participar de grupos de estudo, debates ou adicionar pessoas que estejam ligados a áreas profissionais de seu interesse.

Em contra partida essas mesmas mídias são verdadeiros carrascos, visto o fato que inúmeros trabalhadores perdem o emprego, isto mesmo, são demitidos por enviam mensagens ou tweetam  em horário de trabalho ou mesmo demonstrarem um comportamento inadequado e ainda irem contra a política da organização na rede participando de comunidades o postando agressões contra outros usuários organizações etc.

O outro lado e que empresas de Recursos Humanos também já tem como parte do processo de recrutamento a pesquisa nos mesmo sites onde o usuário supostamente busca uma nova oportunidade de trabalho.

Diversos artigos expõem a idéia de que internet emburrece as pessoas como o artigo entitulado “Is Google making Us Stupid?”, Nicholas Carr defende a idéia de que a “geração Google” está emburrecendo o que não expressa exatamente uma opinião a respeito do Google ou de qualquer outra empresa este mesmo artigo e contestado por Leandro Henrique no artigo “A internet emburrece as pessoas?”.

O fato e que a identidade na rede mundial de computadores e a exposição exagerada criou a famosa rede do mal o lado oculto da força onde o usuário talvez por ignorância faça uma exposição ingênua de seus dados embora seja bem difundida entre os profissionais de TI, a idéia de que informação só e útil a que sabe como usar, o usuário não tem a mínima noção do que se pode fazer com a quantidade de dados que eles colocam na rede, pode-se dizer que a as redes sociais possuem um lado negro que pode ser usados contra seus usuários em diversos aspectos isto sem levar em consideração praticas proibidas por lei como pedofilia prostituição entre outros tipos de contravenção, o fato e que pessoas passam a escrever pior que crianças de três anos de idade e ficam emburrecidas tal o caos de informações na rede.

 

Ronaldo Evangelista 

Fontes:

Henrique L. Disponivel em  http://www.novasmidias.com/blog/?p=64#more-64

CARR, N. Is Google making us stupid?. Atlantic Monthly. jul/Ago: 2008. Disponivel em http://www.theatlantic.com/doc/200807/google

Extra Online disponível em http://extra.globo.com/economia/materias/2009/05/23/na-busca-por-emprego-orkut-pode-ser-pedra-no-caminho-756002609.asp

O Globo  disponível em http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2009/05/23/encontre-seu-emprego-atraves-do-twitter-ou-do-orkut-756002455.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário