segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nuvem de Tags


A nuvem de tags é uma metáfora visual que vêm sendo utilizada, dentro do contexto de folksonomia, na web para prover uma estrutura de classificação, armazenamento e recuperação de dados. Esta metáfora visual se assemelha com um histograma, porém normalmente histogramas representam poucos itens e uma nuvem de tags pode representar uma variedade maior de itens, além da possibilidade de interação que a nuvem de tags fornece.

A freqüência de interação por parte do usuário, normalmente, é usada para modificar o formato ou disposição da nuvem de tags. A estratégia utilizada pela maioria dos sites, é que quanto mais uma tag é escolhida para ser atribuída a um arquivo ou para recuperar uma informação, mais ela se torna relevante ao contexto e por conseqüência aparece na nuvem com um tamanho maior. Sendo assim uma nuvem de tags geralmente apresenta palavras com textos grandes e pequenos, onde a tag que tem o maior texto é a tag mais relevante, ou a mais utilizada, e a tag de menor texto é a menos relevante.

A nuvem de tags pode ser utilizada para rotular, ou classificar, um conteúdo. As tags selecionadas pelo usuário são atribuídas ao dado, de acordo com o conceito de folksonomia. O que permitirá a recuperação posterior desse dado a partir das tags atribuídas, seja pela nuvem de tags ou por outro meio, porém isso não significa que a recuperação a partir das tags só possa ser feita para conteúdos rotulados. A recuperação a partir de tags pode ser feita levando em consideração o nome de uma foto ou ainda o texto encontrado dentro de um documento, por exemplo. Da mesma forma que a recuperação dos dados não está atrelada somente a nuvem, uma nova palavra pode ser informada para realizar a busca, podendo inclusive fazer parte da nova formação da nuvem de tags.



Alguns sites na web já utilizam a nuvem de tags para viabilizar a recuperação de conteúdo como mostrado na figura acima. Cada site tem sua forma de dispor a nuvem, geralmente as tags vêm em ordem alfabética e com o tamanho de cada tag relacionada a quantidade de vezes que aquela palavra foi requisitada. Desta forma quando o usuário for buscar algo ele saberá o que está sendo mais procurado naquele site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário